Correr as suas aplicações preferidas em qualquer computador :: Poupar tempo no computador

domingo, 2 de agosto de 2009

Correr as suas aplicações preferidas em qualquer computador

Um dos maiores problemas com que a informática se tem prendido nos últimos anos é a questão da portabilidade e equivalência entre diferentes programas. Aqueles que normalmente se vem obrigados a usar computadores alheios, seja na escola ou mesmo no trabalho, deparam-se sempre com o problema de não ter acesso aos programas que mais usam nos seus computadores pessoais.

Um exemplo claro poderá ser o caso do Messenger, que os informáticos das empresas tem por hábito desinstalar para que não existam distracções suplementares ao trabalho de todos os empregados.

Para resolver este problema existem várias aplicações que são consideradas portáteis uma vez que podem correr directamente através de uma Pen. Certamente encontrará bastantes através de uma simples pesquisa no Google mas, por outro lado, existe um site muito interessante que mantêm uma lista de aplicações portáteis, fundamentais a qualquer um.

No Portabble Apps poderá encontrar desde ferramentas de desenvolvimento a ferramentas de lazer, como são o caso dos leitores de musica e vídeos.

Da lista apresentada no site, devo chamar à atenção as seguintes aplicações:
  • Notepadd++: Excelente ferramenta de desenvolvimento que permite a edição em vários tipos de linguagens;
  • Gimp:O Gimp pode ser visto como o Adobe Photoshop em versão gratuita. Tal como o seu concorrente, permite edição de fotografias e imagens;
  • aMsn: Não é o verdadeiro Messenger, mas certamente poderá ser utilizado quando não se tem acesso ao Windows Messenger. A nível de funcionalidades está praticamente equiparado ao seu irmão.
Nota: Apesar de se tratarem de aplicações portáteis, não quer dizer que funcionem em diferentes sistemas operativos (Windows ou Linux), por isso tenha sempre o cuidado de transportar consigo a versão certa.

Mais sites onde poderá encontrar aplicações portáteis (portable appz):

Sem comentários:

Enviar um comentário