
Durante os anos em que frequentei a universidade apercebi-me do enorme tempo que os estudantes costumam perder a criar e a actualizar os índices dos seus trabalhos, tempo esse que podia ser canalizado para uma revisão ou melhoramento do corpo do documento.
Este tutorial será bastante útil principalmente para aqueles que diariamente fazem relatórios ou até mesmo aqueles que estejam em vias de fazer uma tese de mestrado ou doutoramento.
A utilização dos índices automáticos é muito simples mas, para isso, o texto deve ser previamente formatado, sendo necessário haver um cuidado adicional sempre que se cria um novo capitulo ou titulo.Esta ferramenta do Office limita-se apenas a listar todo o texto que se encontra formatado com determinado estilo. Normalmente os estilos associados a esta ferramenta são os "Títulos" que podem ser organizados hierarquicamente, sendo "Título 1" o principal e "Título 2" um sub-titulo e por ai em diante.

Sendo assim, o primeiro passo para que se deve fazer para usar esta ferramenta é configurar todos os títulos do documento para um dos anteriores estilos. Para isso é necessário atribuir um dos estilos referidos anteriormente aos títulos (ex.: "Título 1"), de maneira a que o Office reconheça um determinado texto como título. Esta tarefa pode ser realizada usando apenas a tabela de estilos do Office, seleccionando o texto e carregando sobre o estilo pretendido.(através do menu referenciado na imagem anterior).


Em apenas poucos segundos será gerado o índice:


Sem comentários:
Enviar um comentário